Está em vigor, desde esta terça-feira (9), a nova lei do Cadastro Positivo. Agora, a inclusão no cadastro é automática e vale para pessoas físicas e jurídicas; basta que o consumidor pague em dia os compromissos financeiros.
O arquivo poderá ser acessado por empresas e financeiras que contratem o serviço e ajudará na análise de crédito, que poderá conceder mais prazo, melhores taxas e mais empréstimos, uma espécie de bônus, para os que costumam saldar as dívidas dentro dos prazos.
O Cadastro também incluirá o histórico de pagamento dos que aderirem à lista. Isso poderá facilitar a concessão de crédito para os que têm menor renda mas pagam em dia as contas de água, luz, telefone e até gás, já que o novo cadastro positivo vai conferir a cada cadastrado uma pontuação a partir das análises dos hábitos de pagamento dos últimos 12 meses.
A nova lei garante que as pessoas possam entrar ou sair do cadastro positivo na hora que quiserem e de forma gratuita. Para isso, basta acessar o endereço virtual e seguir o passo a passo listado pelo site ou se dirigir a um posto de atendimento físico do SPC Brasil na sua cidade.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (10):
Outros destaques desta edição:
- Câmara inicia nesta manhã votação da reforma da Previdência
- Governo anuncia o fim do E.Social para reduzir burocracia na relação das empresas com a administração federal
- Lava Jato prende no Rio empresário apontado como um dos operadores do doleiro Dario Messer