Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo anuncia fim do e-Social até janeiro do ano que vem

Com a mudança, nenhuma nova empresa vai entrar no sistema. E as que já estão, podem sair quando quiserem

Repórter Nacional

No AR em 09/07/2019 - 18:00

O governo federal ouviu cerca de 1.200 empresários em três estados: Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Eles apontaram o sistema e-Social como o principal problema burocrático. Em seguida, vem a ferramenta de controle de estoque conhecida como Bloco K, e o terceiro maior problema burocrático para os empresários é a Norma Regulamentadora número 12, criada há 40 anos para garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para uso dos trabalhadores.

Como uma resposta aos empresários, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou nesta terça-feira o fim do e-Social, até janeiro do ano que vem.

O sistema começou a ser usado em 2015, para concentrar informações sobre trabalhadores e empregadores. E chegou a exigir 2 mil itens de informações dos empresários e hoje exige 900. O objetivo é que as empresas não sejam obrigadas a compartilhar tantos dados com o governo federal. O objetivo é reduzir de 900 para 450 informações.

Também foram destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa terça-feira, 9 de julho:

- Câmara dos Deputados realiza sessão para discutir reforma da previdência; Bolsonaro afirma que liberação de emendas parlamentares é ato regular        

- Novas regras do cadastro positivo já estão em vigor

- França vai cobrar taxa em bilhetes aéreos e destinar recursos para o meio-ambiente

Clique e ouça o jornal completo:

Criado em 09/07/2019 - 19:01

Mais do programa