Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Idec alerta: planos de saúde estariam usando dados de clientes de forma irregular

Quanto maior o risco dos clientes desenvolverem doenças, maior também o valor do plano de saúde

Repórter Nacional

No AR em 02/08/2019 - 18:53

O Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, identificou que planos de saúde podem ter usado de forma irregular dados sigilosos dos pacientes, utilizando informações pessoais para definir novos preços de mensalidade.

O Idec notificou o Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Planos de Saúde, a empresa Doutor Consulta e a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o setor.

A Associação dos Planos de Saúde já havia pedido à ANS autorização para definir preços a partir dos riscos de cada paciente. Já a Doutor Consulta anunciou que pretende ser uma empresa no modelo health tech, que vai estabelecer pontuações específicas para cada cliente.

O Idec pede que a ANS e o Conselho de Medicina proíbam essas práticas. E questiona a Doutor Consulta sobre a coleta de dados pessoais dos pacientes. O Instituto solicita ainda que a Associação dos Planos de Saúde informe às operadoras dos planos sobre a ilegalidade das condutas de coletar dados e criar um ranking dos pacientes.

O Idec alerta que o sistema de pontuação é ilegal, porque discrimina grupos vulneráveis e expõe a vida privada do consumidor.

Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa sexta-feira, 2:

- Benefícios por incapacidade vão ser revisados pelo INSS agora em agosto         

- Presidente do INPE pede demissão do cargo         

- Jogos Pan-Americanos, Brasil abre a sexta-feira com ouro no surfe stand-up paddle, e também ouro inédito no bandminton.

Criado em 02/08/2019 - 18:55

Mais do programa