Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medidas vão tentar resolver problema das queimadas na Amazônia Legal

Conjunto de soluções, assim que estiver pronto, será submetido à apreciação do Congresso Nacional para aprovação

Repórter Nacional

No AR em 28/08/2019 - 07:00

O governo federal e os governadores da Amazônia Legal acertaram a elaboração de uma série de medidas para tentar resolver o problema das queimadas na região. Sem detalhar exatamente do que se trata, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a medida, durante reunião com representantes dos nove estados, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto.

A motivação dos incêndios e do desmatamento, para o governador do Amazonas, Wilson Lima, ocorre por interesses econômicos. Lima informou ao presidente ter constatado isso, em sobrevoos na região.

O governador do Pará, Helder Barbalho, defendeu um esforço conjunto para o controle das queimadas e aplicação de multas a quem comete esses crimes ambientais. Barbalho defendeu ainda que o Brasil aceite recursos internacionais para o combate aos focos de incêndio.

O governador do Pará se refere à ajuda equivalente a R$ 83 milhões,  prometida pelo G7 (grupo das 7 maiores economias do mundo), aos estados da região amazônica, afetados pelos incêndios florestais. 

O governo federal havia sinalizado não aceitar o recurso, em defesa da soberania brasileira sobre Amazônia e também por declarações do presidente francês, Emannuel Macron. Antes do encontro com governadores, o presidente Bolsonaro disse que pode reavaliar o recebimento, com uma condição.

O governador do Amapá, Waldez Góes, também acredita que os estados não conseguem resolver as queimadas com recursos próprios.

Após o encontro, o governador Flávio Dino destacou algumas ações emergenciais.

Sobre o pacote de medidas a serem enviadas ao Congresso Nacional em conjunto com os governadores, Flávio Dino adiantou que, caso a ideia seja alterar a legislação sobre a exploração e o desenvolvimento da Amazônia, a constituição brasileira já cita o desenvolvimento sustentável e que basta, segundo ele, o cumprimento da lei.

Ao fim da reunião, o governador do Amapá, Waldez Goes, entregou ao presidente um documento, em nome de todos os nove governadores da Amazônia Legal: uma síntese de um plano estratégico que os gestores esperam executar em cooperação com o governo federal.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (28):

 

Outros destaques desta edição:

- Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazônia já tem apoio necessário para ser instalada no Senado      

- Ainda no Senado, parecer sobre a Reforma da Previdência será lido hoje na Comissão de Constituição e Justiça

- Termina nesta quarta-feira o prazo para formação de uma nova coalizão para governar a Itália

Criado em 28/08/2019 - 08:18

Mais do programa