Digite sua busca e aperte enter

Invalid Scald ID.

Compartilhar:

PIB cresceu 0,4% no 2º trimestre deste ano

Algumas previsões indicam que o PIB pode fechar 2019 com 0,9% de crescimento

Repórter Nacional

No AR em 30/08/2019 - 07:00

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% no 2º trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. O PIB somou R$ 1,780 trilhão no período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Também houve altas de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018, de 0,7% no acumulado do ano e de 1% nos últimos 12 meses.

Na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a alta, sob a ótica da produção, foi puxada pelos crescimentos de 0,3% do setor de serviços e de 0,7% da indústria. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,4% .

Na indústria, os principais desempenhos vieram da indústria da transformação e da construção. As indústrias extrativas recuaram 3,8% e a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos caiu 0,7%.

Já nos serviços, os resultados positivos ficaram por conta das atividades imobiliárias, comércio, informação, comunicação e outras atividades de serviços. Por outro lado, tiveram queda os segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, transporte, armazenagem e correio e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.

Sob a ótica da demanda, a alta do PIB do primeiro para o segundo trimestre foi puxada pelos investimentos e pelo consumo das famílias. O consumo do governo e as exportações tiveram queda. Já as importações cresceram 1%. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (30):

 

Outros destaques desta edição:

- Bolsonaro diz que vai vetar trechos da Lei de Abuso de Autoridade

- Ministro do GSI diz que queimadas na Amazônia não são novidades e defende revisão das demarcações de terras indígenas          

- Suspeito de incendiar floresta nativa no Pará é preso em Goiás

- Dois líderes pró-democracia são presos em Hong Kong

Tags:  PIB

Criado em 30/08/2019 - 08:48

Mais do programa