Os contribuintes com restituição prevista no 4º lote da Receita Federal, recebem hoje os valores nas contas bancárias indicadas na declaração do imposto de renda.
Segundo a Receita Federal, este lote contempla mais de 2,8 milhões declarações de 2019, o que totaliza R$ 3,5 bilhões. Quem ainda não sabe se faz parte deste quarto lote, pode conferir no site da Receita Federal. A consulta foi aberta na segunda-feira da semana passada.
Por lá, é possível acessar o extrato da declaração e conferir se existe algum dado incorreto. Se tem algo errado, é preciso fazer uma declaração retificadora. Lembrando que não é apenas no site da receita. Os serviços também podem ser feitos pelo aplicativo para tablets e smartphones.
Os valores caem na conta, também, de quem faz parte dos lotes residuais dos exercícios de 2008 até 2018. Nesses casos, vêm com a correção da taxa básica de juros da economia brasileira, a taxa Selic.
Quem recebe a restituição fica com o valor disponível na conta por um ano. Depois disso, só pode sacar se fizer o pedido pela internet, com o preenchimento de um formulário eletrônico.
Quem estava previsto no quarto lote de restituição e não recebeu o valor, deve procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para as centrais de atendimento da instituição.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (16):
Outros destaques desta edição:
- Saúde de Bolsonaro apresenta melhora progressiva e a previsão é de alta nos próximos dias
- Reforma da Previdência e projeto de lei que altera regras eleitorais estão na pauta do plenário do Senado nesta semana
- Na Câmara, o Plenário pode concluir votação da nova Lei de Licitações