Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz estuda amostras do novo coronavírus para aperfeiçoar método de identificação

A partir do recebimento do material, os resultados têm saído num prazo entre 48 e 72 horas

Repórter Nacional

No AR em 31/01/2020 - 07:00

A Organização Panamericana de Saúde trouxe ao Brasil fragmentos de material genético do novo tipo de Coronavirus que serão usados como controle positivo para aperfeiçoar o diagnóstico dos casos suspeitos da doença.

Esses fragmentos vão ficar com a Fundação Oswaldo Cruz com possibilidade de serem distribuído a outros laboratórios de referência. Até o momento as pessoas com suspeita da doença estão sendo colocadas em isolamento e passando por testes diferenciais para descartar outras infecções respiratórias, como H1n1 e a influenza e verificar a semelhança com outros tipos de coronavirus. A investigação é feita por laboratórios estaduais como o Evandro Chagas em São Paulo e Adolpho Lutz, no Paraná, mas as amostras também estão sendo enviadas para contraprova da Fiocruz.

A partir do recebimento do material, os resultados têm saído num prazo entre 48 e 72 horas.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, Fernando Motta, com o fragmento do vírus a investigação vai ganhar mais rapidez e confiabilidade.

Motta ressalta que os protocolos estão em constante aperfeiçoamento já que este tipo de infecção por Coronavirus começou a ser detectada há poucos dias e ainda está sendo estudada em todo o mundo, ainda assim a Fiocruz tem capacidade para responder à demanda por diagnóstico.

Atualmente, há nove casos sob investigação no Brasil em seis estados diferentes. Já em todo o mundo foram cerca de oito mil casos confirmados, a maioria na China, mas já com confirmações em outros 18 países.

A doença já causou 170 mortes, todas no país asiático epicentro da infecção.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (31):


Outros destaques desta edição:

- Bolsonaro sobrevoa áreas e anuncia recursos para cidades atingidas pelas chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro

- Prazo para uso de placas do Mercosul começa a valer em todo o país

- Organização Mundial da Saúde declara emergência global por causa da epidemia de Coronavírus

- Divulgada lista das pessoas mais procuradas pela justiça no Brasil  

- Reino Unido concretiza hoje saída da União Europeia

Criado em 31/01/2020 - 08:47

Mais do programa