Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobe para 3 o número de casos suspeitos de contaminação por coronavírus no país       

Os casos foram verificados em São Leopoldo-RS, Curitiba -PR e Belo Horizonte , MG.

Repórter Nacional

No AR em 29/01/2020 - 07:48

Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles apresentaram febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e viajaram para área de transmissão nos últimos 14 dias.

Com as suspeitas,  o Ministério da Saúde subiu o nível de vigilância no Brasil. Saiu do nível 1, considerado de alerta, para o nível 2, de risco iminente do vírus chegar ao país. Caso se confirme algum caso,  o nível sobe para 3, que é o de situação de emergência em Saúde Pública.

O aumento do nível de vigilância no Brasil ocorreu um dia após a OMS mudar de moderado para alto o grau de risco de epidemia global do coronavírus.

Entre outras mudanças, a pasta agora considera suspeita qualquer pessoa que apresente febre ou problemas respiratórios 14 dias após visitar qualquer local da China, e não apenas a província de Wuhan, o epicentro da epidemia.

O ministro da saúde, Henrique Mandetta, ressalta que a definição dos níveis é um protocolo internacional.

O Ministério da Saúde já acompanhava o caso suspeito de uma jovem de 22 anos que está em observação em Belo Horizonte. Ela esteve na China e apresentou sintomas compatíveis com os do coronavírus. A pasta ainda monitora 14 pessoas próximas à paciente que, até agora, não apresentaram qualquer sintoma.

Segundo o Ministério, foram detectados mais de 7 mil rumores de coronavírus no Brasil. Desses, 12 foram notificados, nove já foram excluídos e apenas três estão em observação.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (29):

Outros destaques desta edição:

-  53 pessoas morreram até agora em consequência da chuva em Minas Gerais

- Governo prepara medida provisória para contratar servidores aposentados e reduzir fila no INSS       

- STJ  autoriza e Ministério da Educação divulga resultado do Sisu

Criado em 29/01/2020 - 08:21

Mais do programa