O Ministério da Saúde está monitorando cinco pessoas com suspeitas de coronavírus. São 4 casos em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. São pessoas que estiveram na China, apresentam sintomas de gripe e tiveram diagnóstico negativo para o vírus comum.
Desde o começo da epidemia na China, 45 casos já foram descartados. O Brasil não tem registros da doença.
No porto de Santos, um navio de bandeira chinesa, o Kota Pemimpin continua isolado, sem que os tripulantes possam desembarcar.
A embarcação continua em quarentena e espera inspeção da Anvisa, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
Dois tripulantes do navio tiveram sintomas de gripe durante a viagem, o que levantou a suspeita de coronavírus, mas o comandante já informou à administração do porto de Santos que os dois melhoraram e a suspeita, a principio, foi descartada.
Ainda assim, a Anvisa, a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e a Secretaria de Saúde de Santos só vão permitir o embarque e desembarque do navio, depois da inspeção.
A avaliação deveria ter acontecido nesta terça-feira, mas foi adiada em função da maré, que impediu a chegada das equipes de saúde ao navio. Foi remarcada para as 8 horas da manhã desta quarta-feira.
Na China, o número de novas infecções ficou abaixo de 2 mil pela primeira vez desde o dia 30 de janeiro, o que indica uma desaceleração na epidemia. Segundo autoridades chinesas, mais de 12 mil e 500 pessoas já receberam alta da doença.
Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa terça-feira, 18/02:
- Em cerimônia no Planalto, presidente Jair Bolsonaro dá posse a Braga Netto na Casa Civil e a Onyx Lorenzoni no Ministério da Cidadania
- Caso Backer: análise mostra contaminação em mais 14 lotes da cerveja
- Cedae vai ser multada em mais de 5 milhões de reais por falta d'água em hidrantes durante incêndio no Museu Nacional