Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus

A OMS registra, até o momento, mais de 118 mil casos de covid-19 em 114 países. O agravamento da doença já matou mais de quatro mil pessoas em todo mundo

Repórter Nacional

No AR em 11/03/2020 - 18:00

A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, se tornou uma pandemia. A situação foi assim declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quarta-feira, por meio do diretor geral da entidade, Tedros Ghebreyesus.

O diretor fez questão de mencionar que a situação de pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça do coronavírus e nem mesmo o que já está sendo feito pelos países e as recomendações já dadas. 

Apesar da condição mundial, Tedros Ghebreyesus destaca que é possível fazer as coisas certas e com calma. Além disso, mencionou a importância de proteger os cidadãos do mundo e que esta é a primeira vez em que se vê uma pandemia que pode ser controlada. 

Também nesta quarta-feira, durante anúncio do aumento de casos confirmados no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, classificou a declaração da OMS como "tardia". 

A OMS informou que, desde as primeiras notificações do covid-19, a recomendação segue a mesma para todos os países: ativação e ampliação dos mecanismos de resposta e emergências; informar profissionais sobre riscos e como se proteger; encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de Covid-19, incluindo rastreamento de todos os contatos; preparar hospitais e proteger e capacitar os profissionais de saúde. 

Assim que declarou a situação de pandemia, o diretor geral da OMS, Tedro Ghebreyesus, também fez questão de mencionar que todos os países devem buscar o equilíbrio entre protreger a saúde, minimizar efeitos econômicos e sociais e respeitar os direitos humanos. 

A pandemia ocorre quando uma epidemia atinge grande proporções, sendo continentais ou até mesmo em todo o planeta, causando mortes. 

Ouça também:

- No Brasil, sobe para 52 o número de casos confirmados do novo coronavírus

- Em todo o mundo, já são mais de 13 mil e 700 casos confirmados e cerca de 4 mil mortes, a maioria na China

- Aqui no país, Fiocruz capacita laboratórios para realizar testes do Covid-19

 

Criado em 11/03/2020 - 19:40

Mais do programa