Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Paulo cria rede de testagens para Coronavírus e anuncia hospitais de campanha

Hospital das Clínicas também vai destinar 900 leitos de UTI para atender pacientes com Coronavírus

Repórter Nacional

No AR em 23/03/2020 - 18:00

O governador de São Paulo, João Dória, vai destinar todos os recursos da dívida do estado com a união para investimento na rede de saúde pública. A moratória foi autorizada nesse domingo pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Como a suspensão do pagamento vale até o dia 30 de julho, a estimativa é de que R$ 7,2 bilhões deixem de ir para os cofres federais para serem transferidos para a rede de saúde do estado. Também foi anunciada a criação de uma rede de testagens para o Coronavírus. Dezessete laboratórios ligados à USP, a Universidade de São Paulo, começam a fazer testes a partir de quarta-feira. A promessa é que a rede faça dois mil exames por dia.

O Hospital das Clínicas, o maior da América Latina, também vai destinar 900 leitos de UTI para atender pacientes com Coronavírus. Os primeiros 200 leitos vão estar disponíveis até sexta-feira e  a promessa é de que, até o dia 10 de abril, outros 700 leitos sejam entregues.

Outra decisão anunciada nessa segunda-feira foi a proibição de corte do fornecimento de gás encanado para as residências até o dia 31 de maio e a suspensão das multas para as empresas que não consumirem o mínimo previsto em contrato. Já as tarifas para o fornecimento de água vão ser suspensas para consumidores de baixa renda e moradores de favela. A prefeitura de São Paulo começou a montar dois hospitais de campanha que vão ocupar o estádio do Pacaembu e o parque do Anhembi. Esses hospitais vão abrigar dois mil leitos de baixa complexidade para atender pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. Os investimentos são da ordem de R$ 35 milhões e vão ser administrados pelo hospital privado Albert Einstein.  A previsão é de que a estrutura fique pronta até sexta-feira.

O prefeito Bruno Covas também prometeu enviar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a desvinculação de todos os fundos da prefeitura para que os recursos possam ser destinados para fortalecer a rede de saúde. As votações na Câmara de Vereadores da cidade vão passar a ser feitas online para evitar a reunião dos parlamentares em plenário.

A tradicional coletiva com as autoridades paulistas foi marcada por uma ausência. Pela primeira vez o infectologista David Uip, coordenador do centro de contigenciamento do Coronavírus, não participou do encontro com jornalistas. O médico está com sintomas de Coronavírus e está em isolamento domiciliar. Ele fez o teste hoje e aguarda os resultados.

O estado de São Paulo registrou nessa segunda-feira 631 casos de Coronavírus. Foram registrados 22 obitos e 61 pacientes estão em UTIs. A partir de amanhã começa a quarentena em todo o estado. Todos os serviços não essenciais vão ser interrompidos. Bares e restaurantes ficam fechados. padarias podem abrir, mas sem fornecer alimentos preparados. Continuam funcionando serviços de saúde, empresas de limpeza e manunteção, supermercados, açougues e verdurões, postos de combustível, oficinas mecânicas,  construção civil e telemarketing. A recomendação em São Paulo agora é que as pessoas evitem sair às ruas até mesmo para fazer atividades físicas, como caminhadas e corridas. 

Ouça também:

- Presidente Jair Bolsonaro revoga artigo que suspendia contratos de trabalho

- Bolsonaro anunciou ainda a suspensão do pagamento das dívidas dos estados com a União

- 34 pessoas já morreram por Coronavírus no Brasil. Casos da doença passam de 1.800

 

Criado em 23/03/2020 - 18:57

Mais do programa