Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso promulga hoje o Orçamento de Guerra

Uma das permissões é a contratação de pessoal temporário, de obras, serviços e compras relacionadas às ações de combate ao novo coronavírus

Repórter Nacional

No AR em 07/05/2020 - 09:16

O Congresso vai promulgar nesta quinta-feira (7) a Proposta de Emenda à Constituição chamada de Orçamento de Guerra.

O texto aprovado em definitivo nessa quarta-feira (6), pela Câmara dos Deputados, permite ao governo descumprir a regra de ouro e a Lei de Responsabilidade Fiscal durante o estado de calamidade pública, para investimento em ações de enfrentamento ao coronavírus.

Além de um orçamento em separado, a PEC do Orçamento de Guerra dá mais autonomia ao Banco Central para atuar no mercado financeiro. O Banco Central poderá comprar e negociar títulos em mercados secundários. Esse item da proposta causou polêmica. Tanto partidos da oposição, como partidos alinhados ao governo, como o Novo, por exemplo, defenderam que a proposta poderia trazer prejuízo aos cofres publicos. As legendas tentaram, sem sucesso, excluir essa permissão, que vale durante o estado de calamidade pública.

A proposta sobre o Orçamento de Guerra permite ainda que o governo faça a contratação de pessoal temporário, de obras, serviços e compras relacionadas a ações de combate ao coronavírus e que diminuam o impacto da doença nas áreas da saúde, economica e social.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta quinta-ira (07):

 

Mais destaques dessa edição:

- Auxilio a estados e municípios depende da sanção presidencial para começar a valer
- Copom reduz Selic para 3% ao ano, para conter impacto de pandemia
- STF decide que ações de combate à Covid-19 podem ser definidas pelos estados

Criado em 07/05/2020 - 09:27

Mais do programa