Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OPAS recomenda cautela na flexibilização do isolamento social

"Pensem duas vezes" antes de flexibilizar quarentena, diz diretora da OPAS

Repórter Nacional

No AR em 02/06/2020 - 18:00

As Américas já registraram, somadas, quase 3 milhões de casos de Covid-19 e as curvas de contágios seguem aumentando em muitas áreas. Apenas na semana passada, foram registrados 732 mil casos novos no mundo, dos quais mais de 250 mil novos casos em países latino-americanos. A região das Américas contabiliza mais da metade dos novos casos reportados mundialmente.

A diretora da OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde, Carisa Etienne, chama a atenção para três pontos fundamentais. O primeiro é que os governos devem pensar duas vezes antes de flexibilizar as medidas. 

Ela reforça que, até o momento, as medidas mais efetivas são a ampla testagem, o rastreio dos casos e contatos, o tratamento dos doentes e o isolamento dos pacientes. E reafirma que o distanciamento social desacelera a transmissão de maneira que os serviços de saúde possam não entrar em colapso.

O segundo ponto é a vigilância como ferramenta mais valiosa para orientar as ações de saúde pública, através dos testes.

O terceiro ponto é o fortalecimento dos sistemas de saúde. Para Etienne, o impacto na região foi severo, mas poderia ter sido pior. Ela ressaltou as dificuldades de combate ao vírus em algumas megacidades, onde muitas pessoas vivem muito próximas umas das outras e compartilham espaços e transporte público. E que há grupos pobres e vulneráveis que não têm os meios para permanecer em casa e se proteger.

Para Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, a situação no Brasil é delicada e preocupa a organização, pelo aumento de casos e de mortes na última semana. Ele defende a continuidade de medidas de mitigação.

Espinal acrescenta que o Brasil ainda não tem um número suficiente de testes, realizando apenas cerca de 4.300 exames por milhão de habitantes, enquanto outros países chegam a testar 15, 20, 25 mil pessoas por milhão de habitantes.

Já o gerente de incidentes da OPAS, Sylvain Aldighieri, apontou a apreensão da entidade com a prevenção e o controle da Covid-19 nas populações indígenas.

Ouça também:

- São Paulo tem novo recorde de casos de Covid-19; número de mortos no estado já chega a quase 8 mil  

- No Rio de Janeiro, indústria planeja retomada após queda de cerca de 80% na produção

- No Senado, Projeto de Lei das fake news é retirado de pauta

Criado em 02/06/2020 - 18:52

Mais do programa