Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estado de Goiás volta a ter regras mais duras de isolamento social

A decisão foi baseada em estudo da Universidade Federal de Goiás, que projeta 18 mil mortes pela Covid-19, até setembro

Repórter Nacional

No AR em 30/06/2020 - 09:02

O comércio deverá fechar novamente as portas e apenas serviços essenciais, como farmácias e supermercados vão funcionar. O Decreto é assinado pelo governador Ronaldo Caiado.

Segundo o governo, a quarentena será alternada. A partir desta terça-feira (30) o comércio fica fechado 14 dias consecutivos. Em seguida, será reaberto por outros 14 dias.

A decisão foi baseada em estudo da Universidade Federal de Goiás, que projeta 18 mil mortes pela Covid-19, até setembro. Essa estimativa é para o caso do poder público e o setor privado não adotarem medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo os pesquisadores, a demanda por leitos hospitalares pode chegar a 2 mil, em apenas 15 dias.

Ao justificar a medida, o governador destacou que se o estado chegasse a atingir essa demanda seria incompatível, apesar de todos os esforços, com o limite máximo que Goiás poderá disponibilizar, que é de 600 leitos.

Caiado afirmou que não vai interferir nas decisões dos prefeitos que queiram não cumprir as recomendações do decreto estadual. No entanto, caberá ao governante municipal se explicar para a população, quando houver um impacto maior da doença.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirmou que a capital vai acompanhar todas as diretrizes do executivo estadual. 

Esta é a segunda vez que o estado enrijece o isolamento social. A primeira foi no dia 12 de março, quando Goiás registrou o primeiro caso de covid-19. Ronaldo Caiado disse que foi muito criticado na época, mas a decisão foi determinante para que houvesse tempo para estruturar oito novos hospitais com UTI.

Em abril, um novo decreto flexibilizou as medidas e permitiu a abertura do comércio, salões de beleza e a realização de cultos e missas.

Segundo boletim divulgado essa sepeunda-feira (29), pela Secretaria da Saúde de Goiás, o estado tem mais de 23 mil casos confirmados e 437 pessoas morreram, após serem contaminados pelo novo coronavírus.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta terça-feira (30):

Mais destaques dessa edição:

- Hoje é o último dia de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020

- Em cinco meses, o Brasil perde mais de 1 milhão e 100 mil empregos

- Presidente Jair Bolsonaro diz que novo ministro da Educação está sendo "deslegitimado"

- Número de contaminados pela Covid-19 sobe para 1 milhão 368 mil. Mais de 757 mil estão recuperados

 

Criado em 30/06/2020 - 09:17

Mais do programa