Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PM-SP vai receber treinamento para combater violência nas abordagens

A meta do governo é que esse treinamento chegue a sargentos, cabos e soldados da PM

Repórter Nacional

No AR em 24/06/2020 - 08:27

O programa Retreinar prevê orientação aos policiais militares de todos os níveis da hierarquia para coibir o uso da violência desnecessária pela corporação. A meta do governo é que esse treinamento chegue a sargentos, cabos e soldados da PM em 20 dias e que seja concluído em julho.

No último fim de semana, mais um caso de violência policial ganhou as manchetes. Imagens nas redes sociais mostraram que em Carapicuíba, na Grande São Paulo, duas pessoas que estavam em uma motocicleta foram abordadas por policiais militares e depois um PM aplica uma técnica de estrangulamento em uma das vítimas, que cai desacordada no chão.

No domingo passado, dia 14, a morte do adolescente Guilherme Guedes, em Diadema, desencadeou revolta entre os moradores e a população local e ônibus foram incendiados e depredados em protesto. A polícia civil suspeita de envolvimento de PMs no crime e já prendeu um suspeito.

Cabe também destacar que, de acordo com números da própria Secretaria de Segurança Pública, o número de mortos por PMs em serviço no estado cresceu 43,6% em abril deste ano em relação a abril do ano passado, passando de 71 para 102 pessoas. O número de pessoas mortas por PMs também aumentou neste período de quarentena, de 5 para 14.

O tenente-coronel da reserva , Adilson Paes, não acredita que a medida do governador vá surtir efeito, pois o problema na formação dos policiais é estrutural. 

Apesar dos números, o governo do estado e a Secretaria de Segurança Pública têm declarado que casos de violência são a exceção na corporação e que cerca de 220 policiais envolvidos em falhas graves ou crimes já foram demitidos ou expulsos das forças de segurança de São Paulo desde o início de 2019.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (24):

Outros destaques desta edição:

-  Coronavírus: Ministério da Saúde anuncia que vai apresentar HOJE estratégia para testagem em massa da população

-  Com mais de 434 óbitos em um dia, estado de São Paulo teve novo recorde de mortes pela Covid 19         

- Senado aprova PEC que prevê adiamento das eleições deste ano

- Inaugurado Centro de Operações Espaciais para levar internet rápida a todo o país

Criado em 24/06/2020 - 08:32

Mais do programa