Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RJ confirma retorno das aulas presenciais nas escolas da rede privada em agosto

A decisão. que vale para o município do Rio de Janeiro, não tem o apoio do Sindicato dos Professores

Repórter Nacional

No AR em 22/07/2020 - 09:01

A partir do dia 03 de agosto alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos voltam às aulas presenciais  na rede privada do município do Rio de Janeiro.  Segundo o prefeito Marcelo Crivella, a retomada das atividades por turma foi aprovada de forma consensual pela prefeitura e representantes  das escolas e dos professores. No entanto, o Sindicato dos Professores do Município, Sinpro, que participou de reunião com a prefeitura nessa terça-feira, divulgou nota informando que em nenhum momento manifestou apoio ao retorno das séries.

Na nota, o Sinpro afirma  que entende não ser o momento de qualquer retorno, principalmente baseado nas pesquisas científicas da Fiocruz  e outros órgãos de saúde. A categoria aprovou uma greve pela vida no último dia 04 de julho, contra a volta às aulas presenciais. Haverá nova assembleia no próximo dia 1º de agosto.

Em coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Crivella reafirmou que houve consenso entre as categorias envolvidas. O prefeito ainda  garantiu que o acordo é voluntário e quem não quiser aderir à volta presencial das aulas não será prejudicado.

O presidente do Sindicato dos Professores, Oswaldo Teles, avalia que a resposta da prefeitura não foi satisfatória em duas questões importantes: não haverá testagem no protocolo de retorno às  aulas presenciais e falta de clareza sobre as garantias trabalhistas para o retorno voluntário.

De acordo com a prefeitura, as escolas deverão seguir todas as "regras de ouro" de prevenção ao coronavírus, como lavagem de mão, uso de máscaras, limpeza dos ambientes. Bebedores de uso coletivo estão proibidos e transportes deverão ser higienizados. A entrada e saída dos alunos deverão ser escalonadas, com medição de temperatura. Nas salas deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos.  Somente serão  permitidas atividades esportivas e culturais que não demandem interação física. Áreas de lazer e salas compartilhadas, como bibliotecas, permanecerão fechadas.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta Quarta-feira (22):

Mais destaques dessa edição:

- Governo envia ao Congresso primeira parte da proposta de reforma tributária....

-  E propõe transformar PIS/Cofins em novo imposto de 12% sobre consumo

- Câmara aprova PEC que torna permanente o FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação

- Se teste for positivo, Brasil pode ser o primeiro país a receber vacina chinesa contra o coronavírus

Criado em 22/07/2020 - 09:13

Mais do programa