Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rascunhos de Bispo do Rosário são expostos pela 1ª vez ao público

Raridades fazem parte de exposição "100 anos da Colônia Juliano Moreira", no Rio

Arte Clube

No AR em 09/12/2024 - 12:00

O Museu Bispo do Rosário apresenta ao público rascunhos inéditos do artista, que nasceu em Japaratuba, Sergipe, 19111 e viveu no Rio de Janeiro até 1989. Eles estão entre as mais de 300 obras e documentos que fazem parte da exposição "100 Anos da Colônia Juliano Moreira: arquivos, territórios e imaginários". A mostra traz elementos históricos, obras do acervo institucional e produções inéditas de artistas convidados. 

Com curadoria de Carolina Rodrigues, Gabriel Reis, Geovana Melo e Napê Rocha, a exposição aborda assuntos como: Mulheridades; Conexões Externas; Imaginações, Fabulações e Infâncias; Reflexões sobre o Tempo; e o Trauma Colonial. 

A proposta de trazer a Colônia Juliano Moreira para o próprio nome da exposição tem o objetivo de refletir os desafios ligados aos significados do nome da instituição, que anteriormente era atrelado a dor e sofrimento e, ao longo desses 100 anos, vem construindo novas possibilidades de sentido, ampliando a visão desse território para um lugar de resistência, de efervescência cultural e de luta antimanicomial. 

Exposição 100 Anos da Colônia Juliano Moreira: arquivos, territórios e imaginários
Funcionamento do Museu Bispo do Rosário: Ter a sábado, das 10h às 17h.
Endereço: Estr. Rodrigues Caldas, 3400 - Curicica, Rio de Janeiro - RJ.
Entrada gratuita

Criado em 11/12/2024 - 16:27

Mais do programa