Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mato Grosso pede ajuda da Força Nacional no combate a incêndios

Ministério da Justiça e Segurança Pública analisa o pedido

Repórter Nacional

No AR em 21/09/2020 - 18:00

O governo de Mato Grosso pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que envie ao estado agentes da Força Nacional de Segurança Pública para  ajudar no combate ao fogo que há meses atinge o Pantanal.

No ofício já entregue ao ministério, o governador Mauro Mendes diz que as chamas já atingiram cerca de 20% do bioma em território mato-grossense, o que corresponde a algo em torno de 1,7 milhão de hectares. Cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial.

Além da presença dos agentes da tropa federativa, o governador também solicita que o governo federal disponibilize aeronaves especiais e “profissionais qualificados” para auxiliar os brigadistas, militares e voluntários que estão tentando extinguir as chamas e controlar os focos de incêndio.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está analisando o pedido estadual. Em nota, a pasta disse que o ministro André Mendonça conversou com Mendes e com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, no último fim de semana. O ministro propôs que o ministério arque com as despesas de diárias dos bombeiros cedidos por outras unidades da federação para ajudar no combate ao fogo.

Em Mato Grosso do Sul já há, segundo o governo estadual, bombeiros do Paraná e de Santa Catarina atuando. Além de militares sul-mato-grossense e mato grossense, participam das ações de combate às chamas militares da Marinha e do Exército, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes (ICMbio) e voluntários.

Fonte: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-09/mato-grosso-pede-ajuda-da-forca-nacional-no-combate-incendios

Ouça também:

- Tribunal Superior do Trabalho concede reajuste e determina fim da greve dos Correios

- No Congresso Nacional... Câmara aprova medida provisória que reajusta salário de policiais e bombeiros do Distrito Federal

- Primavera começa amanhã... E após 118 dias de seca, volta a chover em Brasília

- E no STF, autoridades participam de audiência pública sobre questões ambientais no Brasil

Criado em 21/09/2020 - 18:46

Mais do programa