Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Altas temperaturas em setembro impactam comércio de frutas e hortaliças

Preço do tomate apresentou alta em quase todas as cidades analisadas

Repórter Nacional

No AR em 21/10/2020 - 18:00

As altas temperaturas registradas em setembro trouxeram impactos na comercialização das principais frutas e hortaliças em todo o país. É o que revela o décimo Boletim Prohort divulgado, nesta quarta-feira (21), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com Aníbal Fontes, analista da gerência de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, o forte calor acelerou a maturação de alguns produtos, o que motivou tanto o comportamento de alta como de queda nos valores comercializados no atacado.

Entre os produtos que sofreram a influência do calor está o tomate, que apresentou alta nas cotações em praticamente todas as Centrais de Abastecimento analisadas. A variação ocorreu em Brasília, de mais de 32%. Apenas na Ceasa do Rio de Janeiro a hortaliça ficou mais barata no início do mês. Já a cebola apresentou queda na maioria das centrais, chegando a 14% de redução em algumas capitais do Nordeste. 

Aníbal Fontes destaca que as altas temperaturas intensificaram a entrada da melancia no mercado. Segundo o boletim, o volume da fruta chegou a ser 60% superior ao registrado em agosto deste ano. 

Outro produto influenciado pela temperatura foi o mamão, que ficou mais barato no mercado atacadista devido ao amadurecimento acelerado. A batata também teve colheita antecipada e os preços caíram em todas as centrais analisadas. Já a cenoura, pelo segundo mês consecutivo, ficou mais cara, chegando a apresentar aumento superior a 38%.

Ouça também:

- Presidente Jair Bolsonaro afirma que governo federal não vai comprar vacina CoronaVac;

- Morre médico voluntário de testes da vacina de Oxford no Brasil;

- Comissão de Constituição e Justiça do Senado sabatina desembargador Kassio Nunes Marques, indicado ao STF;

- E ainda: Bolsonaro visita laboratório do 1º submarino nuclear brasileiro, em São Paulo

Criado em 21/10/2020 - 18:50

Mais do programa