Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anvisa autoriza continuação de testes de vacina contra a covid-19

A pesquisa da vacina da Johnson & Johnson estava suspensa desde 12 de outubro, após um voluntário ter apresentado um efeito adverso grave nos Estados Unidos.

Repórter Nacional

No AR em 03/11/2020 - 18:00

Mais uma vacina contra a covid-19 tem sua pesquisa retomada no Brasil. Nesta terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a Anvisa – autorizou a retomada dos estudos com a vacina do laboratório Janssen, divisão farmacêutica da empresa americana Johnson & Johnson.

A Anvisa verificou informações de um Comitê Independente de Segurança, além de dados da autoridade regulatória americana, e concluiu que a relação benefício e risco desta vacina é favorável e que o estudo pode ser retomado no país.

Mas a agência destaca que acompanha todos eventos adversos relacionados a pesquisas de vacinas e, caso seja identificada situação grave com voluntários, irá tomar as medidas previstas para a investigação criteriosa dos fatos.

Até a suspensão, 12 voluntários no Rio de Janeiro haviam participado dos testes, recebendo a vacina ou o placebo. O laboratório Janssen prevê estudo em 11 estados, envolvendo 7.560 pessoas com mais de 18 anos.

No Brasil, outras 3 vacinas diferentes ainda estão sendo testadas. A vacina da Astra-zêneca, do Reino Unido, em parceria com a Fiocruz; a da Sinovac, da China, com parceria Instituto Butantã; e a vacina do laboratório Pfizer, desenvolvida nos Estados Unidos e na Europa.

A vacina Sputinik-V, desenvolvida na Rússia, ainda deve ser testada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná em 10 mil pessoas. Sobre essa vacina, a Anvisa informa que ela ainda precisa ser registrada no órgão para realização de testes.

Ouça também:

- Feriado de Finados registra mais de 800 acidentes nas rodovias do país ... 86 pessoas morreram 

- Balança comercial registra superávit de mais de 5 bilhões e meio de dólares em outubro. 

- E ainda os detalhes da votação para presidente dos Estados Unidos

 

Criado em 03/11/2020 - 19:59

Mais do programa