A Moderna, farmaceutica americana, informou, nesta segunda-feira, que a vacina contra a covid-19 que está desenvolvendo se mostrou 94,5% eficaz nos estudos da fase 3.
A vacina tem como base a tecnologia do RNA mensageiro, para desenvolver a resistência ao coronavírus. Já foi testada em mais de 30 mil voluntários dos Estados Unidos e, dos 95 casos de coronavírus confirmados, 90 são de pessoas que tomaram o placebo e não a vacina.
Apenas 5 pessoas que tomaram a vacina contraíram a doença. Além disso, todos os casos mais graves da doença também foram registrados em quem havia tomado apenas o placebo.
A tecnologia da vacina é experimental. A farmacêutica Moderna foi criada em 2010 com o objetivo de desenvolver medicamentos para câncer, doenças cardíacas e doenças infecciosas, mas até agora, não trouxe nenhum medicamento ou vacina ao mercado.
Esta vacina em teste contra a covid-19 está sendo desenvolvida também com recursos do governo dos estados unidos pelo NIH, o Instituto Nacional de Saúde, uma espécie de ministério da saúde deles.
Ouça também:
- Eleições 2020: Dezoito capitais brasileiras terão segundo turno;
- Eleitores tem até 60 dias para justificar ausência;
- Covid-19: internações crescem 18% em São Paulo e secretário de saúde fala em multa para quem deixar de usar máscaras.