Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manaus: gatos com doença infecciosa preocupa autoridades

Quatro casos de "esporotricose animal” em felinos já foram confirmados e outros 16 ainda estão em análise, segundo a secretária de saúde da capital amazonense

Repórter Nacional

No AR em 14/12/2020 - 18:00

Transmitida por um fungo, nos humanos a doença ataca principalmente a pele. As lesões começam com um caroço, podendo formar uma ferida de difícil cicatrização. Na sua forma mais agressiva a esporotricose animal desequilibra o organismo tendo impacto em outras doenças ou comorbidades que a pessoa venha a ter.

Nos gatos aparecem feridas profundas, geralmente no focinho e patas, que não cicatrizam, podendo progredir para o resto do corpo. Os sinais clínicos incluem perda de peso, apatia e secreção nasal.

O secretário de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, afirmou que não há necessidade de pânico e lembrou que a doença tem tratamento e cura.

Uma equipe de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses está fazendo o acompanhamento dos casos suspeitos com visitas domiciliares e coletando material para exames laboratoriais.

O fungo da esporotricose pode ser transmitido ao gato e às pessoas pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. O gato infectado transmite a doença para outros gatos e para as pessoas, por meio de arranhões, mordidas ou contato direto com a pele lesionada.

José Renato Resende do Conselho Federal de Medicina Veterinária alerta que população não deve fazer a soltura de animais com eventuais sintomas, pois isso pode agravar a situação.

Uma portaria do Ministério da Saúde, de fevereiro deste ano tornou obrigatória a notificação de casos confirmados de esporotricose animal.

Renato Resende, que integra a Comissão de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal, afirma ainda que mesmo domesticados, há felinos que continuam a passar parte do tempo na rua o que aumenta o risco de disseminação da doença.

Nos últimos 10 anos, foram registrados surtos de esporotricose em animais nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. Mas a doença já teve registros em todo o território nacional.

Clique no player acima e ouça também:

- Decisão sobre uso emergencial de vacinas contra a covid -19 pode demorar até 10 dias, segundo a Anvisa 

- Estados Unidos iniciam vacinação contra a coronavírus e França começa testagem de quase 400 mil pessoas

-  Aqui no país, bares e restaurantes de São Paulo acionam na justiça contra medidas de restrição que entraram em vigor no fim de semana

- E ainda... Obras de infraestrutura reduzem em 11% valor do frete agrícola

Criado em 14/12/2020 - 20:51 - Episódio Repórter Nacional 14/12/2020 18H

Mais do programa