Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fachin antecipa prisão domiciliar a presos de cadeias superlotadas

Medida vale para quem cumpre prisão em regime semiaberto

Repórter Nacional

No AR em 17/12/2020 - 18:00

Os juízes responsáveis pelas execuções penais em todo o país poderão conceder progressão antecipada do regime semiaberto para o domiciliar aos presos que estiverem em cadeias superlotadas. A determinação é do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal e motivada pela pandemia da covid-19.

Ao conceder a liminar, o ministro Fachin considerou que não se trata somente do direito à saúde do preso, mas de saúde pública, com alcance para toda a sociedade. Fachin decidiu monocraticamente diante da urgência da demanda e da impossibilidade de o caso ser julgado em colegiado ainda neste ano.

A decisão é provisória e atende a um pedido da Defensoria Pública. Mas para serem beneficiados com a medida, além de estarem em unidades superlotadas, os presos terão que pertencer a grupo de risco para a covid-19 comprovado por documentação médica e não terem praticado crime violento ou com grave ameaça.

Também não será obrigatória a concessão dessa progressão para as situações em que nenhum caso da doença for registrado no estabelecimento prisional.

O regime semiaberto é aquele em que o preso tem permissão para deixar o presídio durante o dia para trabalhar, mas deve voltar à noite e permanecer nos fins de semana.

Ouça também:

- Governo destina 20 bilhões de reais para vacinação contra covid-19...         

- E presidente Jair Bolsonaro reafirma que imunização será gratuita e voluntária

- Maioria dos ministros do STF vota pela obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19

- Em Santa Catarina, bombeiros buscam desaparecidos após temporal que causou mortes, alagamentos e deslizamento de terra

Para ouvir estas e outras notícias clique no player acima.

Criado em 17/12/2020 - 22:02 - Episódio Repórter Nacional 17/12/2020

Mais do programa