Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anvisa quer mais informações para autorizar uso emergencial de vacina da Índia

Ministério das Relações Exteriores está conduzindo as negociações pela importação das vacinas indianas

Repórter Nacional

No AR em 04/01/2021 - 18:00

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reforçou nesta segunda-feira que precisa de mais informações para autorizar o uso emergencial da vacina contra a covid-19 que está sendo fabricada na Índia.

O pedido de mais informações sobre o produto foi feito pela Anvisa à Fundação Oswaldo Cruz, em uma nova reunião técnica realizada nesta segunda-feira.

No Brasil, a Fiocruz é a responsável por fabricar o imunizante de Oxford e AstraZeneca, desenvolvida no Reino Unido. Mas a previsão é de que as primeiras doses fabricadas aqui no país só fiquem prontas em fevereiro. Por isso, a própria fundação havia pedido à Anvisa que importasse dois milhões de doses dessa vacina, produzida na Índia, em caráter excepcional.

A agência autorizou a importação no último dia 31 de dezembro. Mas para autorizar o uso do imunizante no país, ela quer saber se a versão fabricada na Índia é semelhante à que é fabricada no Reino Unido, e também se os materiais utilizados são os mesmos.

Na reunião desta segunda-feira com a Anvisa, os representantes da Fiocruz apresentaram os dados que já eram de seu conhecimento. A fundação emitiu uma nota após o encontro, dizendo que está empenhada para que essas informações solicitadas pela Anvisa sejam reunidas e apresentadas com a maior brevidade possível.

Enquanto isso, a importação das vacinas indianas corre o risco de não se concretizar, mesmo com a aprovação da Anvisa. Isso porque o governo da Índia pode negar a venda do produto ao Brasil.

Nesse domingo, Adar Poonawalla, presidente do Instituto Serum — que fabrica a vacina no país asiático — afirmou que o governo indiano deve barrar a exportação do imunizante, até que a população mais vulnerável do país esteja vacinada. Segundo ele, isso pode atrasar em até dois meses a exportação para outros países, inclusive para o Brasil.

Clique no player acima e ouça também:

- Estado de São Paulo tem dois casos confirmados da nova variante do coronavírus    

- Reino Unido inicia imunização com a vacina da AstraZêneca em parceria com a Universidade de Oxford  

- E missão brasileira viaja ao país asiático para conhecer a fábrica do imunizante

Criado em 04/01/2021 - 19:02 - Episódio Repórter Nacional 04/01/2021 18H

Mais do programa