O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado nesta segunda-feira (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.
Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.
A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos.
Atualmente, o governo tem 22 mil cargos comissionados. Segundo Barbosa, 74% são ocupados por funcionários públicos, mas cerca de 6 mil não são do quadro.
Com informações da Agência Brasil.
O Repórter Nacional destaca ainda:
- Doleiro Alberto Yousseff depõe nesta segunda-feira (24) na Justiça Federal em processo contra o ex-deputado Pedro Corrêa
- Estimativa de instituições financeiras para inflação este ano cai para 9,29 por cento
- Bolsa de Xangai cai mais de 8 por cento e afeta mercados pelo mundo
- Trabalhadores da GM voltam ao trabalho em São Paulo
- E os quatro passageiros que impediram ataque em trem são homenageados na França
Ajuste fiscal é defendido por Joaquim Levy no Senado
Governo limita gastos para ajustar contas