O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser facultativo no Brasil a partir de hoje (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor no país desde 1970. Segundo o governo, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.
Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
*Com informações da Agência Brasil.
O Repórter Nacional destaca ainda:
- Serviços têm crescimento de 2,1% em julho
- Lava Jato: 14 pessoas depõem em processos envolvendo empreiteiras
- Croácia fecha portos da fronteira após receber 13 mil refugiados
- Parte das comemorações pela Independência do Chile é cancelada por causa de terremoto
Falha nos hidrantes e extintores dificulta combate a fogo no DF
Regra para instalação de extintores em locais de risco já tem prazo para vigorar