Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela que brasileiro está insatisfeito com o transporte público

Um em cada quatro brasileiros usa o ônibus como principal meio de

Um em cada quatro brasileiros se desloca de ônibus para as atividades do cotidiano, como ir ao trabalho ou à escola. Os dados constam de um levantamento sobre transporte público encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e indicam que, diariamente, um quarto dos brasileiros (25%) vai de ônibus para o trabalho ou para a escola.

 

Os que fazem o percurso a pé somam 22%. Já o automóvel da família é o meio de locomoção adotado por 19% da população, seguido pelo uso de motocicletas (10%) e de ônibus ou van fretados (9%). Apenas 7% dos brasileiros se deslocam, no dia a dia, de bicicleta.

 

O Ibope, instituto contratado pela confederação, ouviu 2.002 pessoas, no ano passado, em 142 cidades, e constatou que o brasileiro está mais insatisfeito com as opções de transporte. O percentual de entrevistados que avaliou o transporte como ruim ou péssimo subiu de 26%, em 2011, para 32%, na última sondagem. Já a parcela de brasileiros que avaliou o setor como bom ou ótimo caiu de 39% há quatro anos, para 24%.

 

Trânsito

Entre os problemas apontados pelos usuários está o tempo gasto para se chegar aos destinos: há quatro anos, 26% das pessoas levavam mais de uma hora para chegar ao destino. O percentual passou para 31%. A maioria (74%) perde até uma hora no trânsito. Em 2011, esse percentual era 69%.

 

No caso dos brasileiros que levam mais de duas horas no trânsito, 22% estão nos ônibus ante 9% em carros. Já no percurso de até uma hora, 51% ocupam assentos de ônibus enquanto 76% estão em carros.

 

Com informações da Agência Brasil

 

O Repórter Nacional desta quarta-feira (14) destaca ainda:
- Conselho de Ética vai dar andamento a processo contra  Eduardo Cunha
- Comércio varejista acumula queda de 6,9% nas vendas até agosto
- Após perder do Chile, Brasil se recupera e ganha de 3 a 1 da Venezuela 
- Morre no Rio de Janeiro o ator e produtor Luiz Carlos Miele



Aplicativo ajuda mulheres a denunciar abusos sexuais nos transportes públicos

Senado debate infraestrutura do transporte público

Criado em 14/10/2015 - 16:15 e atualizado em 14/10/2015 - 12:00

Mais do programa