Foi preso nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro, o advogado Edson Ribeiro, que defendeu o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Ele estava nos Estados Unidos e, ao desembarcar no aeroporto do Galeão, foi detido pela Polícia Federal. O advogado desembarcou em um voo da TAM que saiu às 22h de Miami.
A prisão do advogado foi decretada na quarta-feira (25) porque, segundo as investigações, ele teria participado das negociações em que o senador Delcídio do Amaral tentaria impedir que Cerveró assinasse acordo de delação premiada.
Nessa quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal autorizou a inclusão do nome do advogado Edson Ribeiro na lista da Interpol, a polícia internacional.
Confira mais informações sobre a Operação Lava Jato
De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o parlamentar chegou a oferecer R$ 50 mil mensais à família do ex-diretor para que ele não firmasse o acordo.
Na quarta-feira, a Polícia Federal prendeu o senador Delcídio do Amaral, o chefe de gabinete do parlamentar, Diogo Ferreira, e o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual. Delcídio do Amaral e Diogo Ferreira estão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e o empresário está no Rio de Janeiro.
O Repórter Nacional destaca ainda: oposição deve pedir ao Conselho de Ética cassação de Delcidio do Amaral e defesa do Senador vai detalhar depoimento do parlamentar à Polícia Federal; Vale vai criar fundo voluntário para recuperação do Rio Doce; juros do cheque especial sobe para 278,01% ao ano. E mais: França homenageia vítimas dos atentados e Hollande promete destruir exército de fanáticos.