A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (24) a 21ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Operação Passe Livre. O empresário e pecuarista José Carlos Bumlai foi preso preventivamente. Ele será levado para a Superintendência da PF em Curitiba.
Bumlai iria prestar depoimento nesta terça-feira (24) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, na Câmara dos Deputados, que investiga operações envolvendo o banco estatal.
A operação recebeu o nome de “Passe Livre” porque Bumlai teria livre acesso ao Palácio do Planalto durante o mandato do ex-presidente Lula. Mas, de acordo o procurador Carlos dos Santos Lima, não há nenhuma comprovação do envolvimento do ex-presidente.
Também são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva em São Paulo (SP), Lins (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Brasília (DF).
Segundo a PF, os investigados esconderam a real destinação de valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal.
Se condenados, os suspeitos poderão responder pela prática dos crimes de fraudes a licitação, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.
Confira outras notícias sobre a Lava Jato
O Repórter Nacional destaca ainda: Copom inícia última reunião do ano para definir taxa básica de juros; Casos suspeitos de microcefalia já são mais de quinhentos no país; desemprego registra alta de 8,9 por cento no terceiro trimestre; Conselho de Ética pretende votar processo contra Cunha até primeiro de dezembro; Turquia abate avião militar russo na fronteira com a Síria.