Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casos suspeitos de dengue no RJ cresceram mais de 50% em janeiro

Superintendente de Vigiliância Epidemiológica Mário Sérgio, fala sobre

Os casos suspeitos de dengue no Rio de Janeiro cresceram mais de 50% em janeiro deste ano em relação ao ano passado, de acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde. Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, a situação é comum no Estado do Rio de Janeiro quando segue dois anos consecutivos com epidemias importantes como as que aconteceram naquela região do Médio Paraíba, Volta Redonda, Resende. 

 

 

O início do surto aconteceu na região noroeste do estado, Santo Antonio de Pádua, Porciúncula, Itaperuna e Natividade. As cidades começaram a ter mais casos no final de dezembro, por isso, essa diferença entre janeiro de 2015. Questionado sobre as ações que a Secretaria Estadual de Saúde está desenvolvendo para reduzir os impactos da dengue, Mário Sérgio afirmou estar em primeiro lugar a preparação dos grupos técnicos nas regiões afetadas assim como planos de contingência e acompanhamento para que os pacientes não evoluam para uma forma mais grave da doença.

 

 

"Paralelamente a isso, temos a campanha 10 minutos salvam vidas já que o mosquito também transmite a Zika e Chikungunya. A gente tem que entender que esse mosquito é extremamente adaptado ao ambiente familiar. As nossas residências oferecem todas as possibilidades para que esse mosquito sobreviva. É uma preocupação. A gente tem que começar a entender. Não é tirando a responsabilidade do poder público. Nós temos a representação dos agentes de combate a endemias, fazendo visitas para orientação e o uso de produtos químicos. Uma coisa que precisamos entender ou a gente muda nossa postura, nosso comportamento, não armazenando lixo, não deixando recipientes para acumulo d'água e em caso de necessidade, de se guardar água em recipiente  que se faça de maneira consciente", disse o superitendente.

 

 

Ouça a entrevista no player acima, e acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.



Criado em 01/02/2016 - 12:30 e atualizado em 01/02/2016 - 11:07