A cidade do Rio de Janeiro está se programando para receber o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos. Como consequência, o número de construções e reformas em residências e em estabelecimentos comerciais estão em crescimento. Isso é constatado através de chamadas, de serviços, e acompanhamento das equipes de campo.
Quem afirmou foi o gerente de planejamento de Operação e Manutenção da Light, Fabrício Alves Nunes. "Percebe-se um aumento do número de construções, residências, reforma de fachadas, troca de luminosos, não somente no Rio de Janeiro, mas também em cidades do interior do estado assim como a Região do Vale do Paraíba".
Questionado sobre os riscos mais comuns Fabrício salientou o que mais se observa é falta de atenção ou desconhecimento nas questões de segurança. "Por isso, a Light orienta sobre os procedimentos de segurança em serviços realizados próximos à rede de energia. Qualquer rede que passa próxima a uma fachada ou até mesmo perto de qualquer trabalhador envolvido em uma atividade da construção civil é importantíssimo admitir que o cabo pode estar energizado, que deve manter a distância de segurança no minimo de 2 metros, evitar todo e qualquer maneira de tocar nesse cabo. É bom lembrar que, às vezes, no manuseio de qualquer equipamento, de qualquer ferramenta, de um vergalhão, de uma régua de nivelamento principalmente as metálicas pra fazer um emboço, de maneira alguma pode tocar na rede elétrica pois pode provocar um acidente até fatal".
É importantíssimo manter a distância de segurança e seguir as normas de segurança. Fabrício Alves sugere que qualquer dúvida pode-se esclarecer junto às vias disponíveis como agência virtual e agência física, no 08000-210-196. Quanto aos "gatos", prática criminosa, Fabrício alerta que podem provocar muitos acidentes entre eles interrupção de energia, queima de aparelhos além de sobrecarregarem a rede.
Ouça o programa na íntegra no palyer acima.