No próximo dia 16 de março, o Sesc inicia a 19ª edição do Palco Giratório, projeto que levará espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil passando por 145 cidades. O Repórter Rio foi ouvir a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues.
Ao ser perguntada sobre como é feita a escolha das cidades e dos espetáculos, Márcia Rodrigues afirmou ser uma itinerância de grupos de artes cênicas de todo o país. "São grupos da dramaturgia que fazem pesquisa em todo o Brasil em relação a texto dramatúrgico, grupos de teatro, dança e circo e circulam em cidades do interior, principalmente do Brasil.Nas capitais são os festivais que acontecem durante todo o ano, começa agora quarta-feira, dia 16, e vai até dezembro, mais que se apresentando, formando plateias, formando público".
Quanto às apresentações aqui no Rio, destacou: "Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Parati, Região dos Lagos e em todos os estados brasileiros. Com relação à formação de público é importante ressaltar que as apresentações tem preços acessíveis e muitas, das vezes, é gratuito ou pelo simbólico valor de 2 a 5 reais, ou troca de 1 quilo de alimento. Porque o objetivo é democratizar é dar acesso à cultura, o que é o teatro do Brasil e poder participar...São 20 companhias selecionadas e cerca de 25 espetáculos... Vamos fazer 20 anos e quantos companhias circularam pelo país e o quanto aprenderam, o quanto se fortaleceram com o circuito".
Para ouvir a entrevista na íntegra clique no player acima. E para saber toda a programação desta edição do projeto é acessar o site www.sesc.com.br/palco giratório