26 de abril é o DIa Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.
O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e a Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj) promoveram nesta terça-feira (26) uma ação de combate à hipertensão arterial. O evento aconteceu no Largo do Machado, até as 12h, e teve como objetivo esclarecer a população sobre o papel da obesidade na elevação da pressão arterial.
O Repórter Rio entrevistou o médico Ricardo Mourilhe, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) explicou sobre o que é a hipertensão arterial: elevação dos níveis basais da pressão arterial acima de 14 por 9 ou 140 por 90. É como se os vasos ficassem mais estreitos e o sangue para passar dentro das artérias estaria mais pressionado, com isso a medida é elevada. Quanto aos sintomas da doença, o presidente da Socerj explicou que esse era o maior problema.
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, por isso a maioria dos pacientes desconhece a doença e não se trata. Uma pessoa obesa, que come muito sal, sedentária, com outras doenças como diabetes leva aos fatores de risco da hipertensão arterial. Acompanhe a entrevista completa feita pelo jornalista Dylan Araújo no player acima.