Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor alerta sobre perigos com as ressacas nesse período do ano

Pesquisador de Ecossistemas Urbanos-Costeiros dá dicas e orienta sobre

O Repórter Rio desta sexta-feira, dia 29 de abril, alerta sobre os perigos e cuidados com as ressacas nesse período do ano. O que é ressaca? O que causa a ressaca do mar? Quais os pontos precisamos ter mais cuidados? Quais os riscos reais? Essas e outras perguntas foram feitas ao engenheiro especializado em Oceanografia, David Zee. 

 

O professor falou sobre a causa das ressacas esse ano que tem o efeito do El Niño, que é um fenômeno climático que acontece a cada frequência de seis a sete anos. "Só que agora está diferente. Com isso, muda toda o padrão climático, causando erosão nas praias e colapso das estruturas urbanas que estão muito próximas ao mar".

 

Indagado sobre a possibilidade de invasão das cidades pelos oceanos, David afirmou: "já estamos vendo isso acontecer". Alertou ainda sobre a necessidade das autoridades públicas criarem uma plataforma de segurança em períodos de ressaca. "Estamos próximos de um evento mundial que são as Olimpiadas, quando teremos muitos turistas na cidade e também época em que são muito frequentes esse fenônemo marítimo".

 

Ouçam a entrevista completa no player acima. O Repórter Rio, jornal apresentado de segunda a sexta-feira, de 6 às 7hs,  e de 7:30 às 8 hs, pelos âncoras Dylan Araújo e Cirilo Reis



Criado em 29/04/2016 - 15:16 e atualizado em 29/04/2016 - 18:10