Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ações voluntárias nas penitenciárias podem ajudar na recuperação de presos?

Relatos comprovam a importância das ações voluntárias em presídios

O Repórter Rio desta segunda-feira (02) conversou com a representante do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, do Conselho Espírita de São Gonçalo, da Sociedade Espírita Amor e Caridade (SEAC) junto a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), Deolinda Oliveira Dias sobre o trabalho voluntário realizado junto a presídios. 

 

Questionada sobre as barreiras que esses grupos que trabalham com o voluntariado enfrentam, Deolinda afirmou que existe todo um trâmite. "O processo é demorado pela Seap. Outro lado da questão, os presídios não estão preparados para isso, os de São Gonçalo, por exemplo, são novos e não estão adequados, nem salas para desenvolver um trabalho como ensino profissional existe. Esses grupos de  voluntários também aceitam doação que são repassadas. Existem presos que vêem de outros estados, que não recebem a visita de parentes, que são beneficiados com essas doações. Jeans, camisas brancas, copinhos vazios (tipo Guaravita eles fazem trabalhos artesanais), papel chamex e canetas.

 

A representante religiosa falou ainda sobre os resultados positivos que essas ações produzem. "São vários casos, um deles, o detento que vendia armas para outros presos, hoje ajuda o grupo a contar para outros sobre as mudanças que aconteceram em sua vida. Há ainda aqueles que estão sendo alfabetizados e outros que se juntaram ao trabalho de recuperação de outros colegas de cela".

 

 

Para conhecer mais o trabalho realizado pelo grupo basta acessar a página www.ceerj.org.br/saep ou pelo facebook saep-ceerj. A entrevista completa você pode conferir no player acima. O Repórter Rio é apresentado de segunda a sexta-feira, de 6 às 7 horas e de 7:30 às 8hs, pelos comunicadores Dylan Araújo e Cirilo Reis.



Criado em 02/05/2016 - 13:33 e atualizado em 03/05/2016 - 10:01