O Repórter Rio desta quinta-feira, dia 16, apresenta o livro-reportagem “Baía de Guanabara – Descaso e Resistência”, que tem lançamento marcado para o dia 23 de junho, às 18h30, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Flamengo, Rio de Janeiro.
O autor e jornalista, Emanuel Alencar, afirmou ao Repórter Rio que para discutir a situação da baía, cartão-postal e local das regatas dos Jogos Olímpicos de 2016, buscou referências em mais de 30 publicações, entre textos, reportagens e artigos científicos, e em uma dezena de entrevistas com pesquisadores, ativistas ambientais, pescadores, gestores e servidores públicos.
O discurso quase consensual aponta para o ambiente político como o grande vilão, determinante para os avanços bastante tímidos na despoluição. Segundo a pesquisa realizada pelo próprio jornalista e autor "os esgotos domésticos respondem por 85% do problema hoje de poluição da Baía de Guanabara antes apenas de 15% e esgotos industriais".
Para ouvir a entrevista completa e saber mais sobre a Baía de Guanabara, uma das mais belas baías do mundo, e um um dos “palcos” das Olimpíadas 2016 acesse o player acima.