Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades indígenas cobram construção de ponte para acesso a Benjamin Constant

Com a falta de acesso, alguns moradores já se afogaram em períodos de cheia

Repórter Solimões

No AR em 09/10/2019 - 11:05

O Repórter Solimões recebeu Isaque Almeida, cacique da Comunidade de Filadélfia, para falar sobre a construção de uma ponte para acesso a Benjamin Constant. O programa também ouviu a antropóloga Josi Tikuna e o secretário Municipal de Obras e Urbanismo, James Araújo.

Ouça no player abaixo:


O cacique esclareceu que esta ponte é de extrema importância para os mais de cinco mil moradores que interligam as quatro comunidades à cidade de Benjamin Constant.

De acordo com ele, devido à falta de acesso, alguns moradores se arriscaram a atravessar o rio Solimões em período de cheia e foram vítimas de afogamentos. 

Josi Tikuna explicou que uma ponte foi construída em alvenaria em 2007, mas desmoronou porque não suportou a subida e descida do rio Solimões. Com a falta de providências das autoridades do município, algumas lideranças resolveram se mobilizar e fazer uma campanha para arrecadar materiais como madeira e pregos e construir outra ponte. 

James Araújo informou que, em parceria com o vereador Lucas Félix, foi obtido o material para construção e será levado esta semana às comunidades.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno.

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 09/10/2019 - 11:05

Mais do programa