Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades ribeirinhas de Tabatinga aderem ao Plano de Manejo do Lago Caiau

O plano trará desenvolvimento financeiro para os comunitários, além da

As comunidades de Teresina 3, Teresina 4, Bom futuro e Araçari, em Tabatinga, estão na fase final do acordo do projeto Plano de Manejo do Lago Caiau, lago este que abrange as quatro comunidades e possui grande potencial pesqueiro e turístico

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

O lago Caiau, desde de 2005, é uma área de preservação nacional decretado pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

 

O presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Tabatinga, Walmir Barbosa, explicou como vai funcionar o Plano de Manejo para as quatro comunidades. Segundo ele, além da preservação ambiental, o plano vai trazer desenvolvimento financeiro para os comunitários, através da comercialização do pescado no tempo certo.

 

“A gente vai continuar preservando e, daqui para frente, preservar por dois anos e depois fazer o levantamento junto aos órgãos para ver realmente a possível despesca desse lago, no caso da espécie do Pirarucu e outras que foram mencionadas dentro do acordo de pesca”.

 

Walmir informou, ainda, como será feita a fiscalização para a preservação do lago durante os próximos dois anos. “Cada comunidade escolheu dois fiscais que vão realizar o trabalho de fiscalização dos lagos para que não haja a pesca antes do acordo, que é de dois anos de preservação. Além disso, a própria comunidade vai contribuir para a fiscalização.”

 

A presidente da Comunidade de Teresina 3, que possui maior parte do lago Caiau, falou da importância do Plano de Manejo para as comunidades. "O plano é importante, pois trará melhores condiçõesm principalmente para nossos jovens que hoje estão sem oportunidade de emprego”.

 

A próxima reunião para acertar os últimos detalhes do acordo do Plano de Manejo acontecerá no próximo dia 6 de março. O IFAM, IDAM, IPAAM, Secretaria de Produção e Meio Ambiente, Sindicato e Associação dos Pescadores estão apoiando o plano, que já conta com 45 famílias participantes.

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 10/02/2015 - 02:10 e atualizado em 10/02/2015 - 09:10

Mais do programa