Durante esta semana, profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e da maternidade de Tabatinga recebem capacitação do Ministério da Saúde. O treinamento pretende qualificar os profissionais de saúde para o apoio ao aleitamento materno e assim credenciar das unidades de saúde como Hospital Amigo da Criança pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O objetivo é que os funcionários saibam o que é significa o IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), o que significa a Rede Cegonha para que as ações aqui dentro aconteçam de forma regular e contínua e que a gente consiga receber esse credenciamento”, afirmou a diretora da Maternidade e do Pronto Atendimento, Pauline Campos.
Ouça também: Defesa Civil decreta estado de alerta devido à cheia no Alto Solimões
Ivone Amazonas, instrutora do curso, destaca a importância desse credenciamento: “[...] com isso, com certeza a gente vai conseguir alavancar com as ações dos critérios globais que o ministério da saúde preconiza, para que a gente possa estar levando uma qualidade de vida melhor para população aqui de Tabatinga.”
Para Siléia Balieiro, participante do curso, o treinamento vai melhora a rotina de trabalho. Balieiro ressalta a importância que é dada ao cuidado com saúde das mulheres.
O curso, que teve início segunda-feira (23), segue até a próxima sexta-feira (27).
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).