Uma equipe formada por cinco alunos dos cursos de saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) finalizam no próximo dia 2 de abril as atividades praticadas no estágio rural. Durante 60 dias, os alunos atuaram na atenção básica à saúde na sede do município de Tabatinga e comunidades.
Para a estudante de Odontologia, Missilane Vinhorte, a experiência foi enriquecedora e mostra realidades desconhecidas. “Quando a gente chega aqui, se depara com várias dificuldades, os postos não são tão estruturados como devem ser”, disse a estudante ao comparar a estrutura dos postos de saúde da cidade com a Policlínica da UEA.
Ouça também: Justiça suspende habilitação de novas linhas da “Vivo” em parte do AM
Em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), os alunos realizam palestras educativas, consultas e visitas a comunidades ribeirinhas.
Segundo Shesman Saldanha, dentista e responsável pelos estudantes na cidade, o objetivo do estágio foi fazer com que os alunos retornem conhecendo o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e conscientes da situação de populações residentes em regiões de difícil acesso. Ele ressaltou que a parte preventiva é que mais precisa ser trabalhada na região para melhores condições de saúde.
A apresentação do trabalho final será no dia 2 de abril no auditório da Secretaria de Saúde do município. Acadêmicos da área de saúde, professores, gestores, estudantes e imprensa local estão convidados a assistir a apresentação.
O estágio é uma disciplina obrigatória inserida nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de saúde da UEA. Desde 2006, 458 alunos passaram pelo internato em 31 municípios do Amazonas.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).