Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Características do solo do alto solimões dificulta a pavimentação

Geógrafo explica que o solo da região é sedimentar e pavimentação

Uma das reclamações dos moradores dos municípios do alto solimões é a situação da ruas, que nesse período estão com vários buracos e poças de lamas, dificultando o acesso. “Não tem como os alunos chegarem até a escola”, disse o morador Pedro Souza, ao reclamar que a má condição do asfalto está dificultando o acesso de estudantes à escola.

 

Em entrevista a Rádio Nacional do Alto Solimões, o prefeito de Tabatinga (AM), Raimundo Carvalho, afirmou que as ruas ficam nesse estado, por causa do solo da cidade que não é apropriado para receber pavimentação asfáltica. “O nosso solo é muito ruim”, disse o prefeito, que também informou que o próprio governador do estado tem ciência dos problemas de pavimentação da cidade.

 

Ouça também: Justiça suspende habilitação de novas linhas da “Vivo” em parte do AM

 

O geógrafo e professor da Universidade do Estado do Amazonas UEA), Paulo Almeida, explica que realmente o solo da região é sedimentar, ou seja, sofre grande desgastes devido o volume de chuvas.

 

“Mesmo o nosso solo de terra firme recebe constantemente uma grande carga de pluviosidade (chuva). Um latossolo vermelho ou um latossolo amarelo, que é o que predomina na região, vai ter alto índice pluviométrico, o que provoca uma saturação do solo”, explicou Paulo Almeida.

 

Para o geógrafo, a solução para uma boa pavimentação é a drenagem do solo que consiste na eliminação da água que cobre a superfície do solo: “Parte dessas obras, não leva em consideração a drenagem. Essa água não pode ficar sobre a rua. Essa água tem que ter um caminho nas laterais para ela percorrer.”

 

Paulo Almeida ressaltou que a Rua da Amizade, rua mais antiga de Tabatinga, tem esse desnível com queda para as laterais e por isso está resistindo às chuvas. “O trabalho bem feito tem levar em conta essas características da região”, complementou o geógrafo.

 

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras de Tabatinga informou que está aguardando o retorno do trabalho da empresa KPK, responsável pela pavimentação da ruas, mais está com trabalho de tapa buracos e pavimentação em concreto para algumas vias da cidade.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 27/03/2015 - 01:12 e atualizado em 27/03/2015 - 08:36

Mais do programa