O Instituto Brasileiro Geografia e Estatisticas (IBGE) divulgou em 2012 que no Amazonas, do total de moradias, mais de 50 mil são de domicílios precários. Em Tabatinga, 104 famílias da comunidade de Vila Brasil, precisam deixar suas casas pois foram construidas em área particular.
Além dessas 104 famílias, o Secretário de Assistência Social de Tabatinga, Alcelio Castelo Branco, informou que um cadastro realizado pelo órgão identificou que o deficit de habitação no município chega a aproximadamente 3 mil casas.
Ele informou também que 450 casas estão sendo construídas em Tabatinga, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal e até o final do ano serão entregues às famílias selecionadas.
Segundo dados do Governo Federal, nos últimos quatro anos foram entregues 14.335 moradias populares no Amazonas e outras 30.384 estão em construção.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).