Equipes de resgate continuam na busca pelo helicóptero que caiu na noite de ontem (29) próximo a Atalia do Norte (AM). A a eronave transportava pacientes gravidas Indígenas da comunidade Pentiaquinho, do Rio Itui, no Vale do Javari, para o município de Tabatinga. O helicóptero desapareceu por volta das 18h30.
A tentativa de localizar a aeronave começou na manhã deste sábado (30). De acordo com o tenente coronel Marcos Vieira Santana, comandante do 8° Batalhão de Infantaria de Selva, a procura pela aeronave estava sendo realizada inicialmente nas proximidades da BR 307, estrada que liga o município de Atalaia do Norte a Benjamim Constant.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de Tabatinga entrou em contato com Manaus, onde possui um sistema chamado transponder, capaz de captar o sinal e saber o local exato do possível impacto do helicóptero. Através do uso do equipamento, foi detectada uma nova localização, nas proximidades do rio Itacuaí, a 16 km de Atalaia do Norte. As equipes do exército Brasileiro, Infraero, Defesa Civil de Benjamin Constant e Atalaia do Norte e os bombeiros estão se deslocando até o rio Itacuaí para continuar a busca pela aeronave.
Ainda de acordo com Santana, cinco pessoas estavam a bordo do helicóptero: o piloto Alexandre Félix de Souza; a e enfermeira Luzia Fernandes Pereira; a acompanhante Marcelânea Souza da Silva; e as pacientes Luciana Guedes do Carmo e Marceleia Cruz dos Santos Marubo.
O helicóptero, que até o fechamento desta matéria continuava desaparecido, pertence à empresa Moreto e havia sido contratado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para transportar os pacientes.