A operação teve inicio dia 28 de abril e terminou no último sábado dia 9 de maio, a ação foi realizada nas ruas e no porto da cidade de Tabatinga com o objetivo de coibir a venda de produtos de origem estrangeira que entram de maneira ilegal, em Tabatinga, Brasil.
A ação contou com a parceria da Receita Federal, Marinha do Brasil e a Superintendência Nacional de Administração Tributária Aduaneira do Peru, com o objetivo de combater o contrabando de madeira, combustível, cimento entre outros ilícitos aduaneiros transnacionais.
De acordo com Ricardo Rodrigues, inspetor chefe da Receita Federal em Tabatinga, foram apreendidas mercadorias avaliadas em 1,5 milhão de dólares. Entre os produtos estão madeira, alimento, vestuário, perfumes, cosméticos, brinquedos e celulares, que seriam vendidos no comércio local.
As mercadorias apreendidas ficam detidas na receita durante 20 dias para que o proprietário apresente a documentação de importação e possa retirá-la, informou o inspetor.
Etevaldo Samias, motorista de camionete que transporta verduras e legumes que chega na feira de tabatinga, parabeniza a operação.
Para denúncias de contrabando de produtos de origem estrangeira que entram no Brasil sem documentação, procure a Receita Federal, localizada na Rua Duarte Coelho, bairro Portobrás, em Tabatinga, Amazonas.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Ouça também: Cidades do AM recebem sistema que unifica dados sobre violência contra a mulher