Mais de 8 mil pessoas participaram da noite de encerramento do 28° Festival da Confraternidade Amazônica, que acontece anualmente na cidade de Letícia, na Colômbia, no Parque Orellana. O evento conta com atrações culturais do Brasil, do Peru e da Colômbia, além da culinária gastronômica dos três países.
Com o tema “Brasil, um país irmão - Amizade Sem Fronteiras”, o Brasil foi o campeão desta edição. O ponto alto da festa foi o desfile das candidatas a Miss Confraternidade Amazônica. A escolhida foi a representante brasileira, Natássia Castelo Donadon, de 25 anos. Ela fala da felicidade de ter vencido a disputa.
Confira outras edições do Repórter Solimões
"Eu não tenho palavras. Estou muito feliz. Estava apreensiva e nervosa porque eu tinha uma grande concorrência, que são meninas maravilhosas. Eu pude conhecê-las pouco, mas sei com meninas humildes e maravilhosas", comemorou.
A dona de barraca de comidas típicas do Peru, Tereza Orbeta, comemora as boas vendas durante o festival da Confraternidade Amazônica.
"Conseguimos vender muito. É necessário que tenha mais eventos como este", destacou.
Lesle Santa Maria, que saiu de Bogotá, na Colômbia, para prestigiar o evento, destaca o papel do festival de integrar a cultura dos povos da região.
"Essa região é muito rica em cultura. Este festival atrai muitos turistas e há uma integração dos povos".
Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Festival da Confraternidade Amazônica, Oscar Góes, como forma de inclusão social, o evento também promoveu o desfile da Miss LGBT e a participação de idosos.
“Esse processo que a gente tá fazendo porque tem que incluir todo tipo da população, os idosos, os grupos cênicos, os índios, os incapacitados, deficientes físicos e, também, aquela população que é minoria, que neste caso é população LGBT”.
Mais de trezentos artistas dos três países se apresentaram nas quatro noites do festival. A polícia colombiana informou não houve nenhuma ocorrência de violência durante o evento.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).