Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia tornou-se fundamental no jornalismo atual.
Nessa quarta-feira, 2 de setembro, Dia do Repórter Fotográfico, a Rádio Nacional do Alto Solimões, homenageia os profissionais, com entrevista com o repórter fotográfico Eduardo Gomes.
O jornalista e repórter fotográfico, que trabalha há mais de 30 anos na área, lembra que a função deste profissional é registrar os fatos e acontecimentos através da fotografia.
Eduardo Gomes ressaltou que atualmente a profissão é bastante perigosa, na maioria das vezes o profissional sofre agressões e chegam até a óbitos em coberturas principalmente de conflitos.
Festival de Música da Nacional do Alto Solimões: vote na sua canção favorita!
A cobertura de eventos sejam eles sociais, ou jornalísticos, como manifestações são os as preferidas do repórter fotográfico.
O compromisso com a realidade dos fatos é o que concede a devida importância para a atuação de um repórter fotográfico. O seu trabalho, bem como as funções dos demais profissionais do jornalismo, é de grande relevância para toda a sociedade, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, tornando possível conhecê-los.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).