A prefeitura de Tabatinga começou a realizar abertura de ramal em comunidades de assentamentos para receberem energia do projeto Eletrificação Rural, do Governo Federal.
Mais de 30 famílias que moram nas comunidades localizadas no assentamento PDS, Urumutun Tacana, em Tabatinga, Amazonas, serão beneficiadas.
Entre estas famílias, está a do morador da comunidade Urumutum Tacana, Cirley Lopes, que reivindica, além da energia elétrica, melhora no acesso para sua comunidade.
Até o ano passado, o projeto estava sendo implantado apenas em comunidades ribeirinhas do município. Esse ano, com a continuidade do programa, famílias que moram assentamentos rurais, como no PDS, Urumutum Tacana, também serão beneficiadas.
Segundo o Coordenador do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, Robson de Bastos, para o projeto acontecer é importante que haja uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tabatinga com o Ministério de Minas e Energia e Eletrobras – Amazonas Energia, que são os executores e os agentes participantes das obras no município.
“O Luz para Todos é um programa de eletrificação rural, cabendo a prefeitura e ao governo do estado participarem como cooperadores, no sentido de abertura de acessibilidade”, disse o gestor, ao afirmar que, por vezes, a falta de acesso dificulta a implementação da energia elétrica nas localidades.
Basto confirmou que o trabalho de abertura de ramais nessas localidades começou pela Perimetral Norte I e a Norte II.
De acordo com o cronograma de execução de projeto de Eletrificação Rural, 1.000 famílias serão contempladas com energia esse ano.
Luz Para Todos: o Amazonas ainda é um desafio para o programa
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Moradores do Alto Solimões cobram implementação do Luz para Todos