O município de Tabatinga, no Amazonas, realiza atividades sociais em comemoração ao Dia do Idoso. A programação especial em homenagem à data de promulgação do Estatuto do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, lembrado em 1° de outubro, acontece no Centro do Idoso, situado na Rua Santos Dumont, no bairro Vila Verde.
Compareceram para as atividades cerca de 350 pessoas, que receberam atendimentos médicos e psicólogos e participaram de trabalhos artesanais, danças e palestras. A coordenadora municipal do Programa de Apoio ao Idoso em Tabatinga (Promai), Íris Batista, destacou algumas das atividades que os idosos participantes do programa realizaram durante a semana.
“Nós tivemos visitas dos idosos do Umariaçú. Tivemos um dia muito bom e muito bonito. Eles fizeram a socialização com os idosos do Programa de Apoio e participaram da missa do Arraial dos Santos Anjos. Nós temos a parceria com a UEA e os acadêmicos realizaram palestras, assim como o pessoal da saúde”.
Emocionada, a aposentada Celina Torres Prisco, de 74 anos, falou que no Programa de Apoio ao Idoso, em Tabatinga, está aprendendo a ler e escrever. “Estamos estudando com a maior alegria, com aquele prazer de estudar mesmo com vontade. Só tem gente alegre aqui”.
Cuidar do bem-estar da pessoa idosa e dar-lhes mais atenção são fatores importantes para uma velhice saudável, afirmou Íris Batista.
“Todos devemos lembrar, não só neste dia, mas em todos os momentos. Todo dia é dia olhar para o nosso idoso, tomar cuidado. Que a família que tem uma pessoa idosa em casa olhe com carinho para aquela pessoa que cuidou de você, naquela idade que a pessoa precisa de alguém, não abandone seu idoso”.
O Dia Internacional do Idoso serve para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas, conscientizar todas as populações sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos. Que as pessoas da terceira idade se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).