Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. São profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.
Em Tabatinga, no Amazonas, a professora aposentada Marilva Sales falou sobre a sua experiência na profissão. Ela começou a dar aula na década de 1960, em Benjamin Constant. Segundo a professora, a essência maior em torno do educador é o amor.
Ouça também:
Comunidade presta homenagem a professor assassinado em Tabatinga (AM)
“Eu quero dizer que, para você ter êxito no ensinamento, você tem que amar a sua profissão, porque os professores são o espelho das crianças”.
Para Marilva, os professores precisam se aprimorar mais na educação de base, pois é o que vai acompanhar para sempre a vida do aluno.
“As crianças hoje não estão tendo aquela base, porque o aluno, para ele chegar lá, ele tem que ter uma base sólida. Se ele tiver na alfabetização um erro, ele vai levar para o resto da vida. Infelizmente, tem professor que não se preocupa com isso”.
Este dia foi instituído pelo imperador D. Pedro I, com um decreto que criou o ensino elementar no Brasil. No ano de 1963, pelo decreto federal 52.682, que, em seu artigo 3º, diz: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias".
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).