A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejus/AM), em parceria com o Conselho Estadual do Idoso(CEI), realiza desde terça-feira (29) a Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência da Pessoa Idosa. A ação acontece até este sábado (3). O objetivo é contribuir para redução dos índices de violência contra o idoso e incentivar a população denunciar os vários tipos de violação dos direitos desse público.
A Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Graça Prola, informou que para fortalecer a ação, está sendo veiculado na televisão e nas redes sociais, um vídeo institucional que apresenta exemplos de vários crimes cometidos contra a pessoa idosa, interpretados por atores da Universidade da Terceira Idade (Unati).
Graça Prola alertou que entre as principais violências cometidas contra os idosos está a extorsão do dinheiro da aposentadoria, na maioria das vezes realizada dentro de casa.
Segundo o censo de 2010 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Amazonas mais de 210 mil idosos, sendo que 80% reside na zona urbana. De janeiro a agosto de 2015 foram realizados 1.045 registros de crimes no Centro Integrado de Defesa e Proteção à Pessoa Idosa.
Ouça também:
Dia Internacional do Idoso é lembrado em Tabatinga
Especial traz dicas de educação financeira para idosos
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).